Em 13 de Janeiro de 1994 após vários meses de estudos e pesquisas, o Shihan Osvaldo Messias de Oliveira reuniu seus alunos: José Jailton Sampaio Santos da academia Shinbu Kai de Itapeva, Milton Shigueru Asada da academia Milton Asada (São Vicente - SP), Rui Barbosa Toledo Jr. e Yoshio Nakamura da ARKA (Registro - SP), do Gilmar Alves da Silva da Associação Stilo (São Paulo) e as duas academias Seishin Karatê Dô - Centro e Itaim Bibi do Shihan Osvaldo Messias de Oliveira.Com a presença destes professores que são seus alunos, o Shihan Messias expôs a idéia de fundar uma Federação de Karatê Interestilos na qual todos os estilos e linhagens de karatê seriam reconhecidos e os professores valorizados. Explicou que a própria filosofia do karatê dô, prega que o homem tem que ser "livre e de bons costumes", não podendo ser escravo dele próprio nem de outros. A Constituição Brasileira Art. 5° diz que todo o cidadão têm o direito de ir e vir, sem interferência dos opressores e ditadores. A lei federal no. 8.672/93 Lei Zico, hoje no. 9.615/98 - Lei Pelé, ampara e incentiva a fundação de entidades esportivas que promovam a saúde e a cidadania.
Dessa forma no dia 13 de Janeiro de 1994 foi fundada então a primeira entidade oficial de karatê interestilos no Brasil.
A FPKI segue as regras do sistema interestilos. O sistema foi elaborado tendo em vista o melhor para o praticante de karate. Conheça e usuflua das vantagens do sistema interestilos.
A FPKI possui uma boa infra-estrutura sendo toda informatizada e possuindo funcionários altamente capacitados com formação universitária.
Os diplomas e carterinhas plastificadas são emitidos no mesmo momento em que os professores chegam à nossa sede. Se o pedido do diploma vier via fax ou correio , no máximo em uma semana os documentos estarão em mãos dos professores.
A FPKI possui som profissional com equalizadores, microfones sem fio e rádios transmissores para acompanhar até 20 áreas simultâneas de competição.
Nosso departamento médico sob direção do Dr. José Tarcisio Andrade Merlino, médico Gastroentereologista, possui toda infra-estrutura para atendimento de urgência, inclusive talas imobilizadoras de membro e coluna, bem como tubo de oxigênio. Tudo isto foi adquirido em prol do bem estar de nossos atletas, além do seguro de acidentes.
Nossa entidade possui 120 capacetes e 200 protetores de tórax, os quais são cedidos aos atletas durante as competições.
A FPKI fornece lanches e refrigerantes e cafezinho grátis para todos os atletas, árbitros, comissão organizadora e diretores. A premiação também sempre foi uma grande preocupação da FPKI, por isso realiza as melhores premiações em medalhas sendo que estas são realmente banhadas a ouro.
A FPKI - Federação Paulista de Karatê Interestilos já conquistou os seguintes Títulos Brasileiros:
1º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos em Juiz de Fora - MG. Dias 15, 16 e 17 de Novembro de 1.996 - Participação de 16 Estados e 700 atletas. - 1º lugar.
2º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos - Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Dias 14, 15 e 16 de Novembro de 1.997 - Participação de 20 Estados e 1.150 atletas. - 1º lugar
3º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos no Colégio Marista em Fortaleza - CE. Dias 13,14 e15 de Novembro de 1.998 - Participação de 19 Estados e 1.000 atletas. - 2º lugar
4º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Dias 12, 13 e 14 de Novembro de 1.999 - Participação de 22 Estados e 1.500 atletas. - 1º lugar
5º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos no Ginásio Clube Tigre em Joinville - SC. Dias 17, 18 e 19 de Novembro de 2.000 - Participação de 19 Estados e 1.100 atletas. - 1º lugar
6º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos no Ginásio Collor de Mello Maceió - AL. Dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2.001 - Participação de 20 Estados e 1.100 atletas. - 1º lugar
7º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos realizado em São Paulo - Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera nos dias 14, 15, 16 e 17 de Novembro de 2.002. Contou com a presença de 24 Estados do Brasil:
RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, DF, MT, RO, TO, AP, PA, MA, PI, CE, RN, PB, PE, SE, BA, AC, AL e 1.765 atletas. O público foi de 3.500 pessoas nos 3 dias de evento. - 1º lugar